Prefeitura coleta pneus velhos nas borracharias para dar destinação correta

• Publicação: 18/06/2020 15:08h
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno

Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba dá andamento ao trabalho de coleta dos pneus que são descartados pelas borracharias. Nesta quinta-feira (18) a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente realizou um novo descarte ecologicamente correto de 1.200 mil pneus inservíveis, que já não podem mais ser reformados. No total, foram enviados 12.500 quilos de pneus para a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) para que recebam a destinação correta.

Segundo informou o gestor de resíduos da Secretaria de Serviços Urbanos, Willian Ribeiro Cunha, o objetivo da Administração Municipal com a ação é incentivar a entrega adequada desse material. “Dessa forma o município colabora com a preservação ambiental e, consequentemente, com a saúde pública, considerando que se for descartado de forma irregular o pneu também poderá se tornar foco para criadouros do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, entre outros problemas”, complementou.

O gestor ambiental Gilmar Pessuti, que é o interlocutor de Indaiatuba do Programa Município VerdeAzul, explicou que o trabalho de coleta de pneus em Indaiatuba é permanente e integra o Programa de Coleta Seletiva da Prefeitura. “Para viabilizar a destinação correta aos pneus que são descartados pelas borracharias da cidade, o município mantém um convênio com a Anip desde 2005. Em três anos foram encaminhados mais de 240 toneladas de pneus para a reciclagem”, concluiu.