Saae atinge resultado positivo em pesquisa de satisfação realizada pela Ares-PCJ

A pesquisa foi realizada nos principais bairros que compõem as áreas da cidade
29/04/2020 19:29h

Foto: Arquivo - DCS/Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) foi qualificado com resultado positivo em Pesquisa de Satisfação pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ). A autarquia atingiu a média geral de 8.1, sendo que o índice global da Agência Reguladora é de 7.53. A informação veio por meio de um Ofício 5012020 da entidade, datado de 4 de abril deste ano.

A pesquisa foi realizada nos principais bairros que compõem as áreas da cidade e foram avaliados os seguintes quesitos: Satisfação Geral no Serviço de Água e Esgotos: 8.1. Também foi avaliada a satisfação dos aspectos: Atendimento na Sede, Satisfação em atendimento telefônico, Ouvidoria Água, Ouvidoria Esgotos, Coleta do Esgoto, Tratamento do Esgoto, Entendimento da Conta, Leitura e entrega correta da conta, Preço da Água e Esgoto, Pressão da Água, Qualidade da Água, Regularidade do Fornecimento, Resolução imediata dos Problemas, Gosto da água, Cheiro da agua e a Cor da agua.

ARES – PCJ

A ARES-PCJ foi criada para atender as exigências da Lei Federal ng 11.445/2007 (Política Nacional de Saneamento Básico), recebendo a delegação das competências de regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico dos municípios que integram a Agência Reguladora.

“A análise feita pela ARES-PCJ vem ratificar os resultados das nossas ações. O fato da ARES-PCJ atestar a Pesquisa de Satisfação nos dá ainda mais tranquilidade e certeza do bom trabalho do Saae”, diz o superintendente da Autarquia, engenheiro Sandro Coral.

Uma das atribuições da Agência Reguladora de Saneamento é verificar periodicamente a qualidade da água distribuída para a população do Município sob sua fiscalização.

No Ofício é explicado que no exercício dessas atribuições recebidas, a ARES-PCJ realizou recentemente Pesquisa de Satisfação sobre a qualidade da prestação dos serviços de saneamento junto aos usuários desses serviços (água, esgoto e resíduos sólidos urbanos), em todos os Municípios Associados.

Essa pesquisa teve como objetivo medir o grau de satisfação dos usuários dos serviços de saneamento e identificar oportunidades de melhoria na gestão e na prestação destes serviços, servindo, também, de importante ferramenta para planejamento e tomada de decisão pelos dirigentes dos serviços de saneamento.

SOBRE O ESTUDO

As entrevistas foram realizadas entre os dias 30 e 31 de outubro de 2019. Foram entrevistados 380 chefes de família, responsáveis por condomínios e responsáveis por estabelecimentos comerciais da cidade de Indaiatuba. A margem de erro para os índices globais é de 4,9%. A metodologia empregada é a entrevista pessoal individual.

O plano amostral contempla a realização das entrevistas em toda a área de Indaiatuba. Dada à aleatoriedade empregada na seleção dos moradores, foi realizada pós-estratificação na amostra com base nos fatores sexo e faixa etária. As ponderações são realizadas com base em projeções que utilizam os dados do IBGE/CENSO 2010.

Os agrupamentos de importância e satisfação obedecem à metodologia NPS (Net Promoter Score) criada pela empresa Bain Company e amplamente utilizada para medição de satisfação de clientes. São eles: notas até 6, notas 7 e 8 e notas 9 e 10, sendo que utilizamos a legenda insatisfeito/não importante (notas até 6) e satisfeito/importante (9 e 10).

Anexo ao Ofício foi enviado o resultado da Pesquisa de Satisfação realizada pela ARES-PCJ em Indaiatuba, que figurou com um índice satisfatório e importante.

• Redator(es): Rose Parra – DCS