Saae comemora seus 50 anos com inauguração da ETE Mario Araldo Candello

Museu do Mirim também abre as portas com exposição sobre a história da autarquia
13/03/2020 16:36h

Foto: Arquivo- Eliandro Figueira RIC/PMI
Saae comemora seus 50 anos com inauguração da ETE Mario Araldo Candello

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) completa 50 anos e para comemorar a data, na sexta-feira (20) às 9h30 terá a inauguração da ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos – Mário Araldo Candello (ETE - MAC) que tornará Indaiatuba uma das poucas cidades no Brasil, a tratar 100% do esgoto coletado. Localizada na Rua Ema G. Magnusson, 10, Distrito Industrial Vitória Martini, em uma área de 310 mil metros quadrados, a ETE Mário Araldo Candello utiliza um dos mais avançados métodos de tratamento de esgoto do mundo: o biológico, pelo processo de lodos ativados por aeração prolongada com ar difuso.

A ampliação também contempla o modelo de tratamento terciário através de desinfecção do efluente por hipoclorito de sódio e utilização de membranas ultra filtrantes no processo de produção de água de reúso. O resultado do tratamento será um produto que poderá ser utilizada por empresas que não usam água tratada em suas linhas de produção, para lavagem de ruas e rega de jardins. Com a obra de adequação e ampliação a estação passa a tratar 100% de todo esgoto coletado na área urbana da cidade, além disso a água devolvida ao rio Jundiaí terá maior qualidade contribuindo ainda mais para o processo de despoluição.

“É gratificante fazer parte da história desta autarquia, que contribui intensamente para o desenvolvimento não só em nosso município, mas de certa forma de toda esta região, ” afirma o superintendente do Saae engº Sandro Lopes Coral.

Além da inauguração, como parte da comemoração dos 50 anos do Saae, na terça-feira (24) às 9h30 serão abertas as portas do Museu do Mirim com uma Expografia contando sobre as cinco décadas de história da autarquia e uma nova exposição será inaugurada no Museu da Água, novos painéis contam a evolução do Saae no município de Indaiatuba.

MUSEU DO MIRIM

O Museu do Mirim é um novo espaço no Parque do Mirim e promete ser mais uma opção de lazer educativo para aqueles que buscam unir atividades ao ar livre, cultura e conscientização. A proposta do Saae, é promover uma viagem no tempo, contando a história do saneamento em nosso município.

A experiência será promovida através de uma expografia que fará o resgate de fatos importantes envolvendo o abastecimento de nossa cidade, por meio de painéis fotográficos disposto de forma lúdica afim de incorporar à memória coletiva da população e destacado a importância da participação desta autarquia no equilíbrio das relações com o meio ambiente e a qualidade de vida para a população de Indaiatuba.

Sobre o Museu do Mirim, o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, afirma “É importante ter este registro disponível para a população. Ele mostra o porquê se deve investir em saneamento, que muitas vezes são obras que ficam fora das vistas, mas que tem um papel importantíssimo para o desenvolvimento de uma cidade, Parabéns Indaiatuba! ”, conclui.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 21 de fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas. Visa à ampliação da discussão sobre esse tema, que a cada dia se torna mais importante para o desenvolvimento e para a garantia de um futuro próspero para as novas gerações.

• Redator(es): Rose Parra - DCS