Saae realiza desassoreamento de lago na Chácara Areal

Objetivo é facilitar o escoamento da água em períodos de chuvas intensas
21/02/2020 15:21h

Foto: Marco Matos – DCS/Saae
Saae realiza desassoreamento de lago na Chácara Areal

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) está executando a limpeza e o desassoreamento do lago localizado no bairro Chácara Areal e adjacências. Ele é interligado ao Córrego Barnabé, um dos mananciais de abastecimento do município, com captação e tratamento realizados pela Estação de Tratamento de Água do Jardim Morada do Sol (ETA V). Uma equipe com três máquinas está no local e irá aprofundar o lago em dois metros. O prazo estimado para o término da obra é de aproximadamente seis meses.

O processo de desassoreamento compreende em desviar o fluxo da água para que a lagoa fique seca, possibilitando a retirada de lama e o aumento da profundidade. A secagem será feita de forma natural, abrindo caminho para a água escorrer para outras lagoas.

O objetivo é facilitar o escoamento da água em períodos de chuvas intensas. “É importante ressaltar que é necessário conscientizar a população para evitara comprometer o meio ambiente, evitando jogar lixo e entulhos nas margens dos rios e arroios”, destaca o superintendente do Saae, engenheiro Sandro Coral.

• Redator(es): Rose Parra - DCS Saae