Saae comemora aniversário de 50 anos de funcionamento

31/01/2020 09:52h

Foto: Arquivo- Eliandro Figueira RIC/PMI
Saae comemora aniversário de 50 anos de funcionamento

Ao completar 50 anos de funcionamento no dia 1º de janeiro de 2020, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Indaiatuba completa o Jubileu de Ouro. Foram cinco décadas de desafios, conquistas, crescimento, tecnologia e principalmente compromisso com a população.

A autarquia foi instalada em 1 de janeiro de 1970, pelo então Prefeito Mário Araldo Candello, que nomeou como seu primeiro diretor, o Dr. Rafael Elias José Aun, ato regulamentado em 31 de março de 1971, apesar de ser criado em 2 de julho de 1968, através da Lei Municipal nº 1015/68, sancionada pelo Prefeito Romeu Zerbini. E assim nasceu o instrumento de organização que marcaria a trajetória das águas e dos esgotos em Indaiatuba o Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba o Saae.

A Autarquia foi instituída com personalidade jurídica própria, dispondo de autonomia econômico-financeiro-administrativa, tendo como a finalidade principal exercer em todo o município a captação, tratamento, distribuição de água canalizada, além de operações dos serviços de esgotos sanitários.

O engenheiro Sandro Coral afirmou que tem muito orgulho em ser o superintendente do Saae neste ano de jubileu. “É uma feliz coincidência estar nesta posição no momento em que a autarquia colhe os frutos de uma ótima gestão. Damos continuidade em nosso objetivo de melhorar a vida das pessoas, cada vez mais”, diz o superintendente.

O Prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, que foi Superintendente da Autarquia no período de 06 de janeiro de 2011 a 01 de maio de 2016, lembrou da importância de participar de vários momentos relevantes ao longo dos últimos anos. “Com muitas lutas e conquistas ao longo da caminhada, o Saae passou por processos de ampliação e modernização, aumentando sua capacidade de atendimento à população e melhorando a qualidade de seus serviços, visando à qualidade de vida através da água que leva até sua casa, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento do município”, ressalta Gaspar,

JUBILEU DE OURO

Em seus 50 anos de existência, o Saae vem escrevendo uma história de crescimento e qualificação, num importante mérito compartilhado entre os servidores da Autarquia.

Em 1968, em estudo preliminar para um plano de desenvolvimento integrado relativo ao município, ressaltava-se a necessidade de ampliar o sistema de abastecimento (com base numa projeção do desenvolvimento populacional) e de melhorar a qualidade da água, através da implementação de processo de tratamento. Salientava-se também a grave situação da área rural, que permanecia abastecida por córregos, em sua maioria contaminados. Neste mesmo ano, em 2 de julho, veio oficialmente criado o instrumento de organização que marcaria profundamente a trajetória das águas e dos esgotos em Indaiatuba, o “Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba” – SAAE. (Texto extraído do Livro Museu da Agua - PERSPECTIVAS DO POTENCIAL HISTÓRICO E ICONOGRÁFICO DE SEU ACERVO)

E hoje 50 anos depois, o Saae atende Indaiatuba com 98,5% com abastecimento de água tratada e 96,9% com atendimento com esgoto.

Mais que uma Autarquia Municipal, que leva água tratada para as residências, comércios e indústrias o SAAE é um valioso patrimônio da população Indaiatuba. Por isso, para a comemoração de aniversário do Saae, diversas ações serão promovidas ao longo dos meses, que envolvem um pouco de cada um, que faz parte da história do Saae.

As obras realizadas ao longo desses 50 anos e as ações em andamento demonstram notoriamente um salto em gestão e prestação de serviços à população. As ações são em relação à aplicação dos melhores e mais modernos métodos visando manter a qualidade da água, à realização de obras para manutenção e ampliação do sistema de saneamento básico do município, ao atendimento de qualidade ao contribuinte, em espaços confortáveis e bem planejados, à implantação de programas e sistemas de informatizados, visando à otimização dos procedimentos internos, à racionalização no uso dos recursos financeiros e na busca de recursos no âmbito Estadual e Federal.

Em 2020 será finalizada a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos Mario Araldo Candelo (ETE – MAC), que está em fase de testes e deverá ser inaugurada no primeiro semestre e colocará Indaiatuba como uma das poucas cidades do Brasil a tratar 100% de esgoto coletado.

REAJUSTE ZERO

A primeira boa notícia do ano foi a Resolução da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ), que promoveu análises técnicas e constatou que o Saae tem capacidade técnica de investimentos sem a necessidade de alterar a tarifa de água esse ano:

ÁGUA DE REUSO

Outro destaque de Indaiatuba é a importância da utilização de Água de Reúso no processo de produção. Na primeira fase a água é distribuída por caminhão pipa e posteriormente através de adutoras porta a porta para cada empresa, que é o grande diferencial do projeto. Indaiatuba será a primeira cidade regulada pela Ares PCJ, a ter tarifa de água de reúso.

Os benefícios de água de reúso vão além da economia. Desde 2018 o tema tem sido considerado como plano de ação visando o meio ambiente e a sustentabilidade de Indaiatuba. Além das questões ambientais, a utilização da água de reúso será distribuída com uma tarifa muito inferior a tarifa da água potável, que deve chegar próximo aos 70% mais barata.

• Redator(es): Rose Parra- DCS Saae