SOU Indaiatuba lança aplicativo para usuários do transporte coletivo urbano

Informações permitem que passageiro faça o planejamento da viagem
03/10/2018 15:27h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
SOU Indaiatuba lança aplicativo para usuários do transporte coletivo urbano

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) reuniu a imprensa na manhã de quarta-feira (03) para o lançamento do aplicativo da SOU Indaiatuba, que disponibiliza informações de linhas e horários de ônibus em tempo real. Pelo celular os usuários podem acessar informações em tempo real, que possibilitem o planejamento do deslocamento, evitando longos períodos de espera pelo transporte coletivo. Para baixar o aplicativo, basta acessar Play Store para Android ou Apple Store para IOS e buscar pelo app SOU.

Gaspar informou que o aplicativo foi testado pela equipe do Departamento de Transporte Coletivo, ligado à Secretaria de Administração, e que já está à disposição dos usuários do serviço. “Esse aplicativo é um pedido nosso à empresa e é mais um benefício que estamos oferecendo à população que utiliza o serviço de transporte coletivo”, explicou.

O prefeito lembrou aos jornalistas presentes, que há pouco tempo a cidade contava com um transporte coletivo que não funcionava, com ônibus velhos que quebravam com frequência e muitos atrasos nas linhas. “Substituímos a antiga empresa e abrimos um contrato emergencial, enquanto concluímos o processo de licitação que já está em andamento. Assumimos o compromisso de resolver esse problema e a mudança foi da água para o vinho. Hoje a população conta com uma frota de ônibus nova, com ar condicionado, wi-fi, veículos acessíveis e criamos linhas novas para atender a nova Rodoviária. Agora a SOU traz mais esta novidade, com o novo aplicativo, que vai ajudar os passageiros a organizarem melhor seus deslocamentos”, acrescentou.

O diretor de Tecnologia da Sancetur, Fábio Bortolato, explicou que ao utilizar o app SOU, o usuário do transporte coletivo terá acesso ao mapa com pontos de parada e de venda de créditos, conforme sua localização. O mapeamento é feito pelo sistema GPS. Ao selecionar um ponto, é possível obter informações do local, linhas que atendam ao ponto, o tempo estimado para o ônibus chegar ao local, detalhamento de prefixo do carro, se o veículo é acessível e próximas previsões da viagem selecionada.

No detalhamento é disponibilizada uma tela com mapa da viagem, indicação dos pontos de parada e o local onde os veículos em operação se encontram. Para ter acesso às grades horárias, basta clicar na linha desejada.

Outra função do aplicativo é o planejamento de viagem. Ao digitar o local onde o usuário se encontra e o destino desejado, a pesquisa retornará com as linhas que atendem ao percurso indicado, incluindo o tempo estimado de viagem. “Quando uma das opções de deslocamento é selecionada, o usuário tem acesso a um mapa com o percurso detalhado, o tempo estimado e até as orientações para completar o percurso a pé”, explicou Bortolato.

Para completar, o aplicativo ainda disponibiliza notícias sobre o sistema de transporte coletivo e emite alertas de modificações em linhas ou vias para o passageiro ficar bem informado. O usuário ainda pode encaminhar mensagens ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da operadora do sistema.

Outra boa notícia anunciada pelo prefeito é que a empresa já está desenvolvendo o aplicativo para também atender deficientes visuais e auditivos. “Logo estaremos lançando mais essa novidade”, ressaltou Gaspar.

De acordo com o secretário de Administração, Orlando Schneider Vianna, o app SOU vem somar ao projeto “Busão da Hora”, disponibilizado pela Prefeitura aos usuários do transporte coletivo desde 2012, de forma pioneira na RMC (Região Metropolitana de Campinas). Todas as linhas municipais de ônibus em operação em Indaiatuba são monitoradas pelo sistema GPS, que possibilita ao usuário verificar em tempo real onde se encontra o ônibus desejado, previsão de horário de chegada e se o itinerário está sendo devidamente cumprido, dentro do programa denominado “Busão na Hora”. A informação está disponível no site da Prefeitura - www.indaiatuba.sp.gov.br, no link “Consulta de Horários de Ônibus” à direita, por sistema SMS de celular e em painéis instalados nos terminais.

A secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani, e o secretário de Negócios Jurídicos, Wanderley José Boni, também participaram da coletiva realizada no Gabinete do Prefeito.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno