A-
A+

Funssol

 

Programas e Projetos » Programa de Atendimento à 3ª Idade

A população idosa vem crescendo mundialmente, vive-se mais porém nem sempre com qualidade de vida por conta de desconhecimento dos recursos disponíveis que possam proporcionar o viver saudável; rompendo com o isolamento e a crença desgastada de que “lugar de idoso é cuidar dos netos” ou “esperando a morte chegar” (Raul Seixas).

O Funssol resolveu então se dedicar a essas pessoas, através de cursos e oficinas ministrados por profissionais de varias áreas com interface com as demais secretarias municipais a fim de dinamizar, colaborar e otimizar as atividades, para que haja um crescimento na profilaxia e atenção a melhoria das condições de vida no processo de envelhecimento saudável.

Buscamos o fortalecimento de Políticas Públicas, garantindo assim os direitos dos idosos preconizados na Lei Federal nº 10 741/2003 (Estatuto do Idoso).

Público-Alvo

Idosos acima de 60 anos

Objetivos

Desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida, neste caso da população idosa, visando o resgate da dignidade humana.

Proporcionar lazer, atividades sócias educativas, saúde e socialização dos participantes.

Integrar a população da 3ª idade, contribuindo para o fortalecimento da cidadania (direitos e deveres), para o pertencimento, o resgate, o respeito e a valorização das potencialidades, entendendo que a vivência e a sabedoria tanto contribuem para a história que é o patrimônio para as gerações mais novas.

Atividades Desenvolvidas

Grupos de Terceira Idade

Atividades direcionadas ao estímulo da memória, atividades físicas compatíveis, palestras visando abordagem comportamental, interação, lazer, socialização, incentivo ao voluntariado, conhecimento de recursos sócio assistenciais do município e atividades voltadas ao conhecimento do corpo e beleza existente no envelhecer com qualidade.

Eventos Temáticos

Realização de eventos de interação para os Idosos do Município, utilizando-se para tanto das principais datas do calendário oficial: Tarde Dançante, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Avós, Dia dos pais e Natal.

Gincana Cultural

Apresentação de dança musica canto e teatro pelos Idosos, valorizando suas potencialidades e buscando a interação dos grupos, resgatando a autoestima, identidade cultural, valores, respeito e diferenças individuais.

Concurso Miss e Mister Terceira Idade

Esta atividade consiste na eleição da Miss e do Mister Terceira Idade, através de desfile realizado e objetiva desmistificar o preconceito referente ao envelhecimento existente na sociedade, ressaltando a beleza do envelhecer com qualidade de vida e inserindo que busquem o incentivo a autoestima da mulher e do homem da Terceira Idade, sendo, portanto esse um fator relevante para a saúde física e psicológica.

Praça do Idoso

A Praça permite a realização de exercícios físicos sem acompanhamento de especialista, com o objetivo de melhoria do equilíbrio, fortalecimento da musculatura de membros inferiores, melhoria de amplitude articular e aumento de flexibilidade muscular.

Projeto Movimentando

Inclusão de usuários a partir de 60 anos de idade em atividades como o alongamento, dança e dança terapia, tendo como caráter preventivo, curativo, socialização e lazer.

A valorização da pessoa humana e a importância da experiência vivida lembrada através dessas atividades de lazer é o foco desse Projeto.

Oficinas Culturais no Espaço Bem Viver

Oferecimento de oficinas em parceria com a Secretaria da Cultura, levando ao público idoso, lazer, conhecimento e aprendizagem da arte e da cultura através de oficinas de artesanatos, artes criativas e abstratas, teatro musica e dança.

A valorização da pessoa humana e a importância da experiência vivida lembrada através dessas atividades é o foco desse projeto.

Projeto Beija Flor

Objetiva atender idosos de baixa renda com prescrição médica para uso de fraldas geriátricas descartáveis, como ação protetiva e preventiva na melhoria da qualidade de vida do idoso enfermo.

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba